02/03/2010

Convite para o Chá-mate-xicara de Março




Não se tratará propriamente de uma recepção de protocolo, digamos que se espera alguns amigos a quem, certamente, se deseja obsequiar com um chá que, embora servido na intimidade rodeado da maior afabilidade e polidez.
Preparemos, pois, a mesa do chá. Colocar-se-á o prato dos bolos, cobrindo o prato, dispõe-se o guardanapo que, sendo de dimensões próprias, ficará desdobrado, e, em caso contrário, dobrado em quatro, para evitar que cubra totalmente o prato. Finalmente, sobre a peça de tecido que se estende sobre a mesa, as chávenas e os respectivos pires. Garfo de sobremesa à esquerda, colher e faca à direita. Ao centro da mesa, a bandeja contendo o bule, chocolateira, leiteira, açucareiro, etc.. Em volta desta, alguns pratos de bolos. Para evitar uma acumulação demasiada de pratos sobre a mesa, colocar-se-ão os restantes doces sobre um móvel próprio e ao alcance, os quais serão oferecidos à medida que vai decorrendo o chá.
Tudo assim preparado, às cinco horas menos um quarto – hora habitual e tradicional do chá – será servido o chá ou chocolate consoante a preferência, passar-se-á o açúcar, pedindo que se sirvam dos bolos.
Se há prazeres que ao mesmo tempo sejam gratos ao espírito e ao corpo – um dos maiores deverá ser o de passar alguns momentos, pela tarde, longe do bulício com os amigos.

5 comentários:

IM disse...

Quem me dera, t!!! E logo eu, que adoro chá...todo o tipo de chás e quanto mais exóticos, melhor!!!!
Vou deixar o "meu lugar" vazio, mas fico contente só de saber que poderia estar aí!
Beijinhos.

t disse...

Tens lugar reservado! A vida passa célere e passar algum momentos com os mais chegados é cada vez mais difícil. Surgiu a ideia de driblar isso e encontrar os amigos, é esse o objectivo.
Referente ao chá, profere a lenda que Buda durante um longo período de meditação ficou prostrado. Mascou algumas folhas de chá que se encontravam à sua volta e readquiriu o ânimo. Aquele efeito tonificante… outra coisa, são os "saquinhos" de chá que são consumidos, é obrigatório ler a rotulagem…
Beijinhos.

Martim disse...

Vejo T que tambem andas apreciador de Chá. Ou será da hora do Chá? Mas onde é que é esta casa de chá? Pela descrição, promete.

t disse...

Olá Martim! As duas coisas :) várias sugestões… http://www.flechacolorida.com; na Figueira da Foz, um bocadinho longe… hehehe http://www.bem-me-quer.pt; Casa de Chá da Lapa etc, etc… mas, parece que os Pasteis de Belém… estão a ganhar. Tens fb?

ao disse...

Vamos lá ao chá :)

AO